Descrição enviada pela equipe de projeto. Com Roc Cube chegamos ao fim de um ciclo, a renovação de três, muito semelhantes, mas diferentes apartamentos em um único prédio no Bairro Gótico de Barcelona.
Fomos recentemente informados de que em tempos de crise econômica, como arquitetos, tinhamos que procurar uma fórmula para obter produtos com escalabilidade para otimizar nossos recursos. Entendemos que um produto com escalabilidade foi a repetição de soluções válidas a partir de um projeto para o outro, uma abordagem difícil dentro da indústria de reformas.
Em meio a essa busca de um denominador comum a oportunidade de reformar Roc Cube chegou como outro diamante em estado bruto no mesmo edifício em que tínhamos feito duas intervenções anteriores: Casa Roc e Twin House.
Abordamos o projeto pensando que poderíamos aplicar os mesmos parâmetros que em Twin House, devido ao fato de que era um apartamento muito semelhante em termos de dimensões, orientação e requisitos pré-estabelecidos. Isso significava colocar os espaços do dia voltados para a rua, o quarto para o pátio interior, e colocando a cozinha e o banheiro contra a parede mediana na forma de uma faixa úmida.
O que parecia óbvio, no entanto, não foi possível devido ao fato de que o cano de esgoto sanitário mudou sua posição neste apartamento em relação ao apartamento Twin House, por isso tivemos que procurar uma nova solução para a colocação do banheiro.
Nós pensamos em corrigir isso mais uma vez, incorporando o lavatório no quarto para fazer um melhor aproveitamento da luz natural e para ampliar a sensação de espaço aberto. Desta vez separamos isso do resto da sala com um muro baixo e cubos de ferro suspensos que permitem o armazenamento de ambos os lados. Estes mesmos cubos também foram usadas para criar mesas de cabeceira e espaço de armazenamento extra para livros de receitas e utensílios na cozinha.
O chuveiro e o banheiro têm entradas independentes, mas podem ser fechados com uma única porta de correr, uma solução utilizada pela primeira vez na Casa Roc. O banheiro também pode ser acessado a partir da entrada principal através de uma segunda porta, que dá a opção de visitantes usarem este espaço sem terem de entrar no quarto. Desta forma, os limites foram estabelecidos entre um espaço e o outro, sem a criação de uma barreira visual.
A estrutura e fechamentos do edifício são muito irregulares, por isso introduzimos elementos lineares que contrapõe essas irregularidades e definem a ordem dentro do espaço. Entre esses elementos estão um cabide que integra iluminação (ideia emprestada do projeto da Twin House) e conecta-se com o apoio dos cubos suspensos e guia da porta de correr. A madeira foi usada para definir limites para o pavimento que regula os vestígios das paredes divisórias previamente existentes. Isso também foi sintetizado a lâmpada da sala de estar.
Roc Cube era sobre a aplicação de novas idéias para novos desafios, mas mantendo o espírito por trás Casa Roc e Twin House nos quais procuramos o espírito original do edifício e sutilmente intervimos para alcançar os níveis atuais de conforto enquanto harmonizando com a história do edifício.